Na serie de artigos técnicos do site vou citar o conceito básico sobre Centrifugas Separadoras
Qual sua Aplicação?
Separação e descarga contínuas de fermento de destilaria, assim como de outros microrganismos de caldos fermentados, atendendo também o setor químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, etc.
Princípios de Funcionamento
A separação é realizada por um rotor com boquilhas de descarga de sólidos. O líquido em processo é alimentado continuamente no centro do rotor e é distribuído para a periferia deste por meio do cone de distribuição. A rotação alta força o líquido em processamento a passar através de discos cônicos onde é separado pela força centrífuga em uma fase sólida e uma líquida. O concentrado, sendo a fase mais pesada e contendo as células de fermento e uma pequena quantidade de líquido, é forçado para fora da parede do rotor através de boquilhas de descarga. A fase leve é deslocada em direção ao centro do rotor e deixa este através de uma abertura no topo da separadora.
Desempenho
A vazão real de trabalho depende de diversas variáveis como viscosidade, temperatura, quantidade e tipo do fermento, pressão de entrada do mosto e grau de concentração requerido. existem Separadoras com vazões desde 26.000 lts/h a 95.000 lts/h ou mais dependendo do fabricante.
Fonte www.mausa.com.br